Jornal Correio Braziliense

Mundo

Jihadistas sírios entram em cidade perto da fronteira com o Iraque

Desde janeiro, os rebeldes islamitas e a Frente Al-Nosra - o braço sírio da Al-Qaeda - estão em guerra contra o ex-aliado EIIL

Beirute - Os jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL) entraram nesta quinta-feira na cidade de Bukamal e avançam para o posto de fronteira com o Iraque, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Desde o amanhecer acontecem combates violentos em Bukamal. O EIIL avança e assumiu o controle de vários bairros da cidade controlada até agora pela Frente Al-Nosra e as brigadas islamitas", afirmou à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

[SAIBAMAIS]

De acordo com a ONG, os combates provocaram 24 mortes dos dois lados. Desde janeiro, os rebeldes islamitas e a Frente Al-Nosra - o braço sírio da Al-Qaeda - estão em guerra contra o ex-aliado EIIL, uma organização jihadista extremamente radical.

"Seguimos controlando o posto de fronteira com o Iraque. O EIIL atacou nossas posições em Bukamal e combates acontecem desde quarta-feira em três setores a 15 km do centro da cidade", afirmou à AFP o capitão Abu Hasan, do Exército Sírio Livre (ASL). Um correspondente da AFP na cidade iraquiana de Qaim observou a bandeira do ASL.

Leia mais notícias em Mundo

Situada na província de Deir Ezor, a cidade de Bukamal, que tinha 70.000 habitantes antes da revolta, caiu sob controle da rebelião em novembro de 2012, após várias tentativas do regime sírio de assumir o controle da localidade. O EIIL foi expulso da província em fevereiro passado. Mas a organização ainda tenta controlar a província rica em petróleo e gás.