Bogotá - A Colômbia comemora nessa quarta-feira (9/4) o Dia Nacional das Vítimas, depois de três anos da aprovação de uma lei que promove a reparação aos afetados pelo conflito entre o governo e as Farc.
O evento, que inclui audiências, mobilizações e até concertos de música, tem como objetivo "honrar a memória de todas as vítimas do conflito armado", explicou à AFP Ana Teresa Bernal, secretária dos Direitos das Vítimas, da Paz e da Reconciliação de Bogotá.
Segundo ela, o dia também é um momento para fazer um balanço da Lei de Vítimas e Restituição de Terras, aprovada em 2011, que determina uma reparação econômica às pessoas afetadas e sua volta às terras de onde haviam sido retiradas.
O conflito na Colômbia, que envolve guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita, Forças Armadas e traficantes, já afetou 6 milhões de pessoas, sendo 5 milhões de desabrigados, segundo a ONU. Além disso, deixou centenas de milhares de mortos, de acordo com números oficiais.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo estão atualmente participando de uma negociação de paz, que ocorre em Cuba desde novembro de 2012.