Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mais de 60% dos russos apoiam concentração do poder por Putin, diz pesquisa

Quarenta e seis por cento acreditam que é necessário, apenas em certas circunstâncias, concentrar o poder nas mãos de um só homem

Mosocu - A concentração de quase todos os poderes na Rússia pelo presidente Vladimir Putin é vista como sendo de interesse nacional por 63% dos russos, de acordo com uma pesquisa do Centro independente Levada. Em março de 2013, 49% compartilhavam esta opinião.

[SAIBAMAIS]Além disso, de acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 21 e 24 de março, com uma amostra representativa de 1.603 pessoas, um terço dos russos (31%) considera que um "poder forte e autoritário" é necessário, independentemente da situação no país. Quarenta e seis por cento acreditam que é necessário, apenas em certas circunstâncias, concentrar o poder nas mãos de um só homem.



Entre os entrevistados, 15% se opõe a essa ideia, seja qual for a situação. A popularidade de Vladimir Putin quase nunca se situa abaixo de 60% desde que chegou ao poder em 2000. O ex-agente da KGB bateu no final de março um novo recorde de popularidade com a anexação da Crimeia à Rússia, com 80% dos russos entrevistados "aprovando a sua política", de acordo com outra pesquisa realizada pelo Centro Levada.