Jornal Correio Braziliense

Mundo

Inundações e tempestades deixam milhares de afetados na Argentina

As fortes chuvas tiveram outras consequências, como o afundamento do asfalto em uma rua em Ramos Mejía, uma cidade da periferia oeste de Buenos Aires



As fortes chuvas tiveram outras consequências, como o afundamento do asfalto em uma rua em Ramos Mejía, uma cidade da periferia oeste de Buenos Aires, debaixo da qual passa um arroio que transbordou. A província de Neuquén foi uma das mais afetadas, particularmente a cidade de mesmo nome e capital da província, com uma incomum precipitação que deixou 1.450 pessoas fora de casa.

"Em Neuquén chove entre 150 e 180 milímetros ao ano e tivemos 240 milímetros em 96 horas", explicou a vice-governadora Ana Pechen à rádio Continental.

O transbordamento de rios também levou centenas de pessoas a saírem de casa nas regiões de Santa Fe, Córdoba, Santiago del Estero e Catamarca, informaram fontes oficiais de cada distrito.

Na cidade de Luján, 80 km a noroeste de Buenos Aires, o rio de mesmo nome subiu quatro metros em questão de horas, causando inundações e alagando casas nas zonas ribeirinhas. Há um ano, fortes chuvas e inundações sem precedentes surpreenderam os moradores da cidade de La Plata (63 km ao sul de Buenos Aires), deixando 89 mortos, de acordo com números oficiais.

Correção: mais cedo, o Correio publicou que um funcionário que fazia a manutenção da aeronave da Lan havia sido atingido pelo raio. A informação foi corrigida as 20h46.