A economia cresceu, em média, 7,6% na última década. Mas uma desaceleração registrada a partir de 2012 derrubou a rúpia, os investimentos e a criação de empregos, em um duro golpe no Partido do Congresso. Modi elegeu a indústria e a infraestrutura como prioridades, em um país onde milhões de jovens entram no mercado de trabalho a cada ano, a maioria com poucas chances de encontrar emprego no setor formal.
Também prometeu combater a corrupção, considerada endêmica depois de uma série de escândalos no segundo mandato do governo do Partido do Congresso.
Diversidade religiosa
Muitos observadores estão preocupados com o impacto interno do resultado , principalmente devido à questão religiosa. Modi é um nacionalista hindu, grupo geralmente hostil aos muçulmanos, e ficou marcado por distúrbios religiosos em Gujarat em 2002.
Mais de 1.000 pessoas, a maioria muçulmanas, morreram em uma explosão de violência quando Modi era o governador. O episódio levou a um boicote dos Estados Unidos e da Europa ao político, que durou mais de uma década. A punição chegou ao fim recentemente, quando ficou clara a possibilidade de vitória nas eleições. O embaixador americano em Nova Délhi se reuniu com o candidato pela primeira vez em fevereiro.
Sua responsabilidade no massacre nunca foi comprovada, apesar de diversas investigações, mas uma secretária de seu governo foi condenada à prisão perpétua em 2012 por orquestrar uma das piores matanças.
Seu principal oponente é Rahul Gandhi, de 43 anos, representante da quarta geração da dinastia de sua família. É a primeira vez que ele se candidata ao Congresso.
Sem experiência no governo e fora da política até pouco tempo, Gandhi pode levar seu partido - dirigido pela sua mãe, Sonia - ao pior resultado de sua história, segundo pesquisas.
Entre os chefes regionais populistas que podem participar de uma eventual coalizão no governo estão uma estrela de cinema, um anti-comunista e um homem de baixa casta famoso por fazer estátuas de elefantes. A votação vai durar até 12 de maio. Os resultados serão divulgados em 16 de maio.