Atenas - Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) renovaram neste sábado seu apoio aos esforços do secretário americano de Estado, John Kerry, para evitar que o processo de paz israelense-palestino fracasse.
"Fornecemos nosso apoio aos esforços do secretário de Estado Kerry", declarou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, ao término de uma reunião dos chanceleres em Atenas.
"Não há dúvida de que a iniciativa de Kerry atravessa uma fase crítica", ressaltou o ministro alemão, Frank-Walter Steinmeier. "Parece que em ambas as partes os radicais se impuseram. Devemos tentar evitar isso", acrescentou.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]A diplomacia americana tenha alcançar um compromisso para salvar as negociações de paz entre israelenses e palestinos, que nesta semana ficaram sob ameaça de colapso. Kerry lamentou na sexta-feira em Rabat "que nos últimos dias as duas partes tenham tomado iniciativas que não ajudam" o diálogo.
Diante da negativa israelense de libertar no dia 29 de março o último grupo de prisioneiros, o que havia sido prometido em julho, o presidente palestino, Mahmud Abbas, pediu na terça-feira a adesão da Palestina a 15 convenções e tratados internacionais. Israel reagiu cancelando definitivamente as libertações.