México - Enrique "Kike" Plancarte, um dos principais líderes do cartel mexicano dos Cavaleiros Templários, caminhava por uma cidade do centro do México, na segunda-feira, quando foi surpreendido por militares, que dispararam quando tentou resistir à prisão, revelou nesta terça (1;/4) o governo federal.
Os ministérios da Marinha e da Defesa e a Procuradoria-Geral, que realizavam uma operação conjunta no domingo, foram informados sobre a presença de Plancarte na cidade de Colón, 430 km de sua terra natal, Michoacán, onde operam os Cavaleiros Templários.
Leia mais notícias em Mundo
No final da tarde de segunda-feira, as forças de segurança finalmente encontraram o criminoso "caminhando pela cidade", explicou o comissário nacional de Segurança, Monte Alejandro Rubido.
"Este sujeito, ao notar a presença das forças federais, tentou se esconder e ao receber a ordem de prisão, respondeu atirando", revelou Rubido.
Plancarte, 43 anos, era considerado o "líder financeiro" dos Cavaleiros Templários, que enfrenta uma guerra declarada com os chamados grupos de autodefesa no estado de Michoacán.