Lima - A atividade do vulcão Ubinas - com fortes explosões e emanação de cinzas - mantinha em alerta nesta terça-feira a região de Moquegua, no sul do Peru, forçando a evacuação de vários povoados da zona, informaram as autoridades locais.
"Estamos preparando um centro de refúgio e evacuação no distrito devido às explosões do vulcão", disse o prefeito de Ubinas, Pascual Coaquira, à imprensa local.
Leia mais notícias em Mundo
Segundo Coaquira, a partir de sábado foram evacuadas mais de 60 pessoas do povoado de Querapi, situado a 4 km da cratera do vulcão. "Eram cerca de 20 famílias, que saíram de caminhão e ônibus para Ubinas".
"Diariamente, o vulcão emite colunas de fumaça e as cinzas já estão afetando a população", disse o prefeito, acrescentando que máscaras foram entregues aos moradores da região.
Segundo o Instituto Geológico Mineiro e Metalúrgico (INGEMMET), "o volume de lava no fundo da cratera tem crescido nas últimas semanas" e a população deve se preparar para eventuais evacuações. Na segunda-feira, cinco explosões do vulcão provocaram alarme na região.