Jornal Correio Braziliense

Mundo

Quinze pessoas são mortas em 'ataque suicida' no nordeste da Nigéria

Entre os mortos está um integrante de uma milícia que combate os radicais islâmicos

Quinze civis morreram e 17 ficaram feridos nesta terça-feira à tarde no nordeste da Nigéria em um "ataque suicida" atribuído aos insurgentes islamitas do grupo radical Boko Haram, anunciou o Exército.

A explosão ocorreu por volta das 13h (09h de Brasília) em Mulai, no subúrbio de Maiduguri, capital do estado de Borno e reduto espiritual do Boko Haram. Ela destruiu oito veículos, indicou o porta-voz do Ministério da Defesa, Chris Olukolade, em um comunicado divulgado à noite.

[SAIBAMAIS]Entre os mortos está um integrante de uma milícia que combate os radicais islâmicos. A insurreição do Boko Haram e as operações militares contra o movimento já deixaram mais de 1,5 mil mortos desde o início do ano.

Leia mais notícias em Mundo

"Seis terroristas morreram e um outro foi detido", acrescentou Olukolade, falando de "um ataque suicida". Desde o início do ano, o conflito entre islamitas e o Exército nigeriano deixou mais de 250.000 deslocados principalmente no estado de Borno, e também nos de Yobe e Adamawa, de acordo com a principal agência nigeriana de gestão de situações de emergência.

Essas três regiões estão sob estado de emergência desde maio de 2013, quando o Exército lançou uma vasta ofensiva contra o Boko Haram. Mas os resultados da operação são controversos. Os ataques continuam, custando a vida de civis, e o Exército também é acusado de crimes de guerra e de crimes contra a Humanidade pela Anistia Internacional.