Jornal Correio Braziliense

Mundo

França: direita recupera várias cidades nas eleições municipais

Entre as cidades médias, Angoulême e Périgueux também mudaram de lado

Paris - Várias cidades francesas com mais de 30 mil habitantes deram uma guinada da esquerda para a direita nas eleições municipais deste domingo.

Algumas delas são particularmente simbólicas, como Toulouse (sudoeste), a quarta maior cidade da França, ou Limoges, capital da região de Limousin (centro), nas mãos dos socialistas desde 1912.

Outras cidades importantes, como Saint-Etienne (centro) e Reims (nordeste), também foram conquistadas pela União por um Movimento Popular (UMP), o principal partido da direita.

[SAIBAMAIS]

Na Bretanha (oeste), a derrota do socialista Bernard Poignant foi vista como altamente simbólica, na medida em que ele é considerado um dos principais conselheiros do presidente francês, François Hollande. Entre as cidades médias, Angoulême e Périgueux também mudaram de lado.

Por muito tempo ancorada na esquerda, Pau (sudoeste) se voltou para o centro, ao eleger com folga o três vezes candidato à presidência François Bayrou.

Leia mais notícias em Mundo

A Frente Nacional (de extrema-direita) levou pelo menos 14 prefeituras, entre elas Fréjus e Béziers. Fracassou em Avignon (sudeste), porém, que escolheu um socialista. As três principais cidades da França não devem mudar de perfil: Paris e Lyon se mantêm fiéis aos socialistas, e Marselha, à direita.