Bratislava - O milionário e filantropo pró-Europa Andrej Kiska venceu o segundo turno da eleição presidencial da Eslováquia, neste sábado, segundo o resultado parcial após a apuração de 57,8% dos votos.
Até o momento, Kiska tem 59,4% dos votos, à frente do primeiro-ministro socialdemocrata Robert Fico (40,6%), de acordo com o cálculo da emissora de televisão Markiza TV com base nos dados oficiais da Comissão Eleitoral.
Leia mais notícias em Mundo
As seções eleitorais fecharam as portas às 22h (18h de Brasília). Os resultados definitivos devem ser divulgados na madrugada de domingo, no horário local.
Kiska, um ex-magnata dos créditos ao consumo que se tornou filantropo, é de centro, sem partido e apostou, durante a campanha, em sua imagem de homem novo, afastado das acusações de corrupção dos últimos anos contra os políticos do país.
Segundo a imprensa local, a atual disputa eleitoral se transformou em um referendo sobre Robert Fico, primeiro-ministro entre 2006 e 2010 e, de novo, desde 2012.
Se Fico tivesse vencido a eleição, seu partido, o Smer-SD, controlaria ao mesmo tempo a presidência, o Parlamento e o governo - uma situação inédita desde a independência da Eslováquia, em 1993. Desde 2012, o Smer-SD conta com 83 das 150 cadeiras do Congresso.
O novo presidente prestará juramento ao cargo em 15 de junho, quando chega ao fim o segundo mandato do atual presidente, de esquerda, Ivan Gasparovic.