Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentado em carro mata três soldados e deixa vários feridos no Líbano

Ataque ocorreu na frente de um controle militar. Região vive confrontos relacionados ao conflito na vizinha Síria

Baalbeck - Pelo menos três soldados morreram, e quatro ficaram feridos neste sábado, quando um homem detonou o carro em que estava, na frente de um controle militar em uma região do Líbano, na fronteira com a Síria, disse uma autoridade de segurança à AFP. "Um suicida detonou seu carro na frente de um posto de controle do Exército libanês, em Aqabet al-Jurd, na periferia de Aarsal", uma região que vive confrontos relacionados ao conflito na vizinha Síria, disse o porta-voz. "Três soldados morreram, e quatro ficaram feridos", afirmou o porta-voz, atualizando o saldo anterior de dois mortos e vários feridos.

Leia mais notícias em Mundo


Um grupo chamado Liwa Ahrar al-Sunna em Baalbeck ("Brigada dos Sunitas Livres em Baalbeck") assumiu a autoria do ataque, em um tuíte, alegando que se trata de vingança pela "morte do mártir Sami al-Atrache".

Al-Atrache, suspeito de estar envolvido em atentados com carro-bomba contra redutos do Hezbollah xiita no Líbano, morreu na quinta-feira, após ser capturado pelo Exército. Ele era considerado pelos militares "um perigoso terrorista".

A participação do Hezbollah na guerra da Síria, junto com os homens do regime de Bashar al-Assad, aumentou as tensões religiosas no Líbano. Nesse conflito, os sunitas apoiam a rebelião síria, enquanto os xiitas são partidários do poder atual.

Desde meados de 2013, houve vários atentados contra feudos do Hezbollah no Líbano, reivindicados por grupos extremistas sunitas em represália ao envolvimento do partido xiita na Síria.