Bratslava - Os eslovacos elegem neste sábado seu presidente entre o primeiro-ministro social-democrata Robert Fico e o bilionário filantropo Andrej Kiska, dois pró-europeus.
As assembleias de voto abriram às 7h00 (3h00 no horário de Brasília) e fecham às 22h00. Os resultados são esperados para esta noite.
O ex-comunista Fico, primeiro-ministro entre 2006 e 2010 e novamente desde 2012, foi o mais votado dos 14 candidatos que disputaram o primeiro turno, com 28% dos votos.
[SAIBAMAIS]
Kiska, um milionário que se transformou em filantropo, novato na política e que se apresenta sem partido, conquistou 24% dos votos há duas semanas.
Antes do segundo turno, nenhuma pesquisa de intenção de voto foi publicada. De acordo com o analista Grigorij Meseznikov, a disputa "será muito acirrada" entre esses dois candidatos pró-europeus, neste país membro da UE e da Zona do Euro.
Leia mais notícias em Mundo
Se Fico, de 49 anos, for eleito chefe de Estado, seu partido controlará a presidência, o Parlamento e o Governo, uma situação sem precedentes desde a independência do país em 1993, após a divisão da Checoslováquia.