Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cova encontrada na Bósnia pode conter restos de mais de 100 pessoas

Quase 10.000 pessoas ainda são consideradas desaparecidas na Bósnia, de acordo com os números oficiais, e as descobertas de novas fossas comuns são cada vez mais raras

Sarajevo - Especialistas em Medicina Forense bósnios encontraram uma cova onde podem estar os restos de mais de 100 vítimas da guerra de 1992-95, que provavelmente pertencem a civis muçulmanos desaparecidos em 1992 na região de Prijedor (noroeste), anunciou nesta quinta-feira (27/3) uma fonte oficial.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]"De acordo com a indicações que temos, nesta fossa comum podem estar os restos de entre 100 e 147 vítimas", declarou uma porta-voz do Instituto bósnio para Pessoas Desaparecidas, Lejla Cengic, citada pela oficial de notícias Fena.

A cova está na região de Donji Vakuf, no centro da Bósnia."Acreditamos que sejam civis muçulmanos que tenham sido mortos no início do conflito na região de Prijedor", acrescentou.Os trabalhos de exumação devem começar em breve, segundo a mesma fonte.

Quase 10.000 pessoas ainda são consideradas desaparecidas na Bósnia, de acordo com os números oficiais, e as descobertas de novas fossas comuns são cada vez mais raras.

Cerca de 1.200 das 3.000 pessoas desaparecidas na região de Prijedor ainda são procuradas, 19 anos depois do fim de uma guerra que deixou 100.000 mortos no total.