Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa Francisco e Obama têm primeiro encontro privado, no Vaticano

Segundo o presidente norte-americano, "o pensamento" do pontífice é "precioso para compreender como podemos vencer o desafio de combater a pobreza extrema e a desigualdade na distribuição de renda"



[SAIBAMAIS]Em sua primeira visita ao Vaticano, Obama foi recebido no pátio de São Damásio, onde era esperado pelo prefeito da casa pontifícia, o bispo Georg G;nswein, também secretário de Bento XVI, o papa emérito que renunciou ao cargo em 2013. Obama disse em uma entrevista ao jornal italiano Il Corriere della Sera que estava "muito agradecido" pela disposição do papa a recebê-lo no Vaticano. "O papa nos desafia. Implora que recordemos das pessoas, das famílias, dos pobres. Nos convida a parar e a refletir sobre a dignidade do homem", disse Obama.

"Venho a Roma para ouvi-lo", completou o presidente americano, antes de ressaltar que "o pensamento" do pontífice é "precioso para compreender como podemos vencer o desafio de combater a pobreza extrema e a desigualdade na distribuição de renda". Roma foi literalmente blindada para a chegada de Obama, que permanecerá 40 horas na Cidade Eterna. O presidente americano também se reunirá nesta quinta-feira com o presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, e com o primeiro-ministro, Matteo Renzi. Durante a tarde visitará o emblemático Coliseu, fechado ao público para a ocasião.