Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rebeldes sírios conquistam povoado no noroeste do país, segundo ONG

De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, os rebeldes lançaram uma grande contraofensiva em quatro províncias do norte do país, onde ganharam terreno

Damasco - Os rebeldes sírios conquistaram nesta terça-feira (25/3) o povoado de Samra, na zona costeira de Latakia, um bastião do regime no noroeste da Síria, indicou uma ONG opositora. Segundo esta ONG, o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), os rebeldes lançaram na segunda-feira uma grande contraofensiva em quatro províncias do norte do país, onde ganharam terreno.

[SAIBAMAIS]Os rebeldes e seus aliados jihadistas "tomaram o controle do povoado de Samra nas primeiras horas de terça-feira", indicou o OSDH, com sede na Grã-Bretanha. Uma fonte de segurança em Damasco desmentiu a conquista de Samra, afirmando que seguiam ocorrendo "combates ferozes" neste povoado. Segundo o OSDH, na província de Latakia, reduto do regime e a região da família do presidente Bashar al-Assad, que dirige o país há 45 anos, os insurgentes já haviam tomado um posto fronteiriço com a Turquia. Também controlam a praça principal do povoado de Kasab, a seis quilômetros de distância.



O município de Kasab conta com 5 mil habitantes. Deles, dois terços são armênios e os demais alauitas, a confissão de Assad. Há três anos, a Síria é palco de um conflito que já deixou ao menos 146.000 mortos, segundo o OSDH, e obrigou milhares de pessoas a deixar suas casas.