Jornal Correio Braziliense

Mundo

Museu do 11 de setembro será aberto em Nova York dia 21 de maio

Primeira mostra, denominada "Im Memoriam", fará um tributo aos 2.977 mortos nestes ataques de 2001



A história será contada através de objetos pessoais, destroços dos edifícios, fotografias, gravações de vídeo e áudio e testemunhos em primeira pessoa.

A abertura para o público está marcada para o dia 21 de maio, mas as autoridades estabeleceram antes um período de homenagem e pré-estreia de cinco dias, de 15 a 20 do mesmo mês.

Esta semana estará dedicada a, entre outros, familiares de vítimas dos atentados, trabalhadores e socorristas do WTC, sobreviventes, moradores e proprietários de lojas nesta região do sul de Manhattan antes dos ataques.

"O museu Memorial do 11-S é para todos nós. Para aqueles que foram testemunhas dos fatos, com seus próprios olhos ou pela TV, e ainda lutam para encontrar um sentido a tudo isso", disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, citado no comunicado.

"É para as gerações futuras que verão o 11-S como história, mas que devem vir para entendê-lo como algo real e terrível, algo que não deve acontecer nunca mais", acrescentou.

O novo World Trade Center de Nova York inclui cinco torres, o memorial - já inaugurado - e museu, um centro de transportes público, 550.000 m2 de espaço para lojas varejistas e um centro para apresentações artísticas.

A joia do complexo é a torre One World Trade Center, o edifício mais alto dos Estados Unidos, com 541,30 metros, que será aberto em 2015.