Jornal Correio Braziliense

Mundo

Combates na Síria pelo controle de posto na fronteira com a Turquia

A televisão estatal síria mencionou os combates, descritos como tentativas de "terroristas" de "se infiltrar a partir da Turquia"

Ao menos sete combatentes favoráveis ao regime sírio e 17 rebeldes morreram nesta sexta-feira em um ataque realizado por três grupos islamitas para conquistar um posto na fronteira com a Turquia, anunciou uma ONG e a agência Sana.

Os grupos Frente Al-Nosra, Sham Al-Islam e Ansar Al-Sham "combatem ferozmente nos arredores do posto de fronteira de Kasab, nas mãos do regime, na província de Latakia", declarou à AFP o diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman.

"Eles assumiram guaritas e algumas propriedades na área, mas ainda não controlam toda a totalidade da passagem", acrescentou. Os islamitas também tomaram uma colina vizinha e dispararam morteiros sobre Kasab e a aldeia alauíta vizinha de Karsana, deixando cinco pessoas mortas, incluindo uma criança.



Segundo a agência oficial Sana, 17 rebeldes foram mortos, incluindo o "emir" (líder) de Frente Al-Nosra na província de Latakia. Esta área é considerada reduto do regime por ser de maioria alauíta, comunidade à qual pertence o presidente Bashar al-Assad , cuja terra natal é na província.