Jornal Correio Braziliense

Mundo

ONU pede que integridade territorial da Ucrânia seja respeitada

O Conselho da Federação (Câmara Alta do Parlamento russo) ratificou o tratado de incorporação da Crimeia à Rússia, desafiando assim a comunidade internacional, que não o reconhece

A crise ucraniana pode ser resolvida apenas respeitando-se o princípio de integridade territorial da Ucrânia, declarou nesta sexta-feira (21/3) em Kiev o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, depois que a Rússia concluiu o processo de integração da Crimeia.

"A crise atual só pode ser resolvida pela via pacífica e diplomática, respeitando o princípio de soberania e de integridade territorial da Ucrânia", afirmou Ban em coletiva de imprensa.

O Conselho da Federação (Câmara Alta do Parlamento russo) ratificou nesta sexta-feira o tratado de incorporação da Crimeia à Rússia, um dia depois da Câmara Baixa, desafiando, assim, a comunidade internacional, que não reconhece este acordo.



[SAIBAMAIS]Os 155 senadores aprovaram de forma unânime este texto assinado na terça-feira pelo presidente Vladimir Putin, através do qual esta região que estava desde 1954 sob a jurisdição da Ucrânia é anexada à Rússia .

A ratificação do tratado por parte das duas câmaras do Parlamento era uma simples formalidade. O Kremlin havia indicado na terça-feira que o texto entrava em vigor imediatamente após sua assinatura por parte de Putin.