Jornal Correio Braziliense

Mundo

Quatro governadores nomeados por Michelle Bachelet renunciam aos cargos

As renúncias se somam a de outros quatro vice-ministros, que deixaram os cargos antes de assumir, também em meio a fortes críticas cidadãs

Santiago - Quatro governadores designados há menos de uma semana pelo governo de Michelle Bachelet renunciaram a seus cargos em meio a questionamentos por suas atuações no passado, confirmou nesta quarta-feira (19/3) o porta-voz Alvaro Elizalde.

As renúncias se somam a de outros quatro vice-ministros, que deixaram os cargos antes de assumir, também em meio a fortes críticas cidadãs.



Os governadores que renunciaram são os da ilha de Chiloé, Claudia Plascencio, questionada por receber o dinheiro do programa de proteção social, apesar de contar com um trabalho estável e ter vários bens em seu nome; de Ñuble, Cristián Fernández, criticado por sua atuação como prefeito de uma pequena localidade da zona, e de Santiago, Salvador Delgadillo, que enfrenta processos por desvio de fundos públicos.

Por último, demitiu-se o governador de Antofagasta, Hernán Vargas, questionado por receber pensãop como vítima da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).