Bagdá - Pelo menos dez pessoas morreram numa série de ataques nesta terça-feira no Iraque, indicaram fontes da segurança. Sete ataques com carros-bomba, que deixaram cerca de 50 feridos, atingiram Bagdá e as províncias de Karbala, Babilônia, Diyala, Salahuddin e Wasit.
Na capital, um carro-bomba e uma bomba mataram três pessoas, enquanto a explosão de outros veículos cheios de explosivos mataram 6 pessoas em Karbala, Hilla, Baiji e Hafriyah. E um vereador foi morto na explosão de uma bomba colocada em seu carro em Diyala.
[SAIBAMAIS]O Iraque vive um aumento sistemático da violência há um ano, chegando a níveis comparáveis a 2008. A escalada é alimentada principalmente pelo ressentimento da minoria sunita diante de um governo dominado pelos xiitas, e pelo conflito na Síria.
Leia mais notícias em Mundo
Especialistas e diplomatas estrangeiros pedem um diálogo entre os sunitas e os governo, mas a proximidade das eleições legislativas favorece as tensões na classe política.
Desde o início de 2014, mais de 1.900 pessoas foram mortas. Somente em março, foram mais de 230 vítimas fatais - segundo um balanço feito pela AFP a partir de fontes médicas e dos serviços de segurança.