Jornal Correio Braziliense

Mundo

Nações Unidas alertam sobre violência no Afeganistão antes de eleições

"A segurança terá uma incidência considerável sobre esta eleição", declarou enviado especial da ONU

Nações Unidas - A ONU alertou nesta segunda-feira (17/3) para um aumento da violência por parte dos talibãs antes das próximas eleições presidenciais no Afeganistão.

"A segurança terá uma incidência considerável sobre esta eleição", declarou o enviado especial da ONU em Cabul, Khan Kubis, ante o Conselho de Segurança da ONU, que votou por unanimidade a favor de ampliar em um ano a duração da missão do organismo no Afeganistão.



"Até o momento, a violência vinculada à eleição está em um nível menor que em 2009 e 2010, apesar do aumento dos problemas generalizados de segurança. Mas está aumentando", prosseguiu Kubis.

Os talibãs afegãos ameaçaram no dia 10 de março, pela primeira vez de forma direta, a eleição presidencial prevista para o dia 5 de abril, ordenando que todos os seus combatentes perturbem as eleições.

Dez candidatos competem para suceder o presidente Hamid Karzai, o único homem que dirigiu o país desde a queda dos talibãs, em 2001, e que, segundo a Constituição, não pode se apresentar a um terceiro mandato.