Washington - A força de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos abordou e tomou o controle de um barco com bandeira norte-coreana que abasteceu em um posto sob controle dos rebeldes no leste da Líbia, anunciou o Pentágono.
Ninguém ficou ferido "quando as forças dos Estados Unidos, a pedido, a pedido dos governos da Líbia e do Chipre, abordaram e tomaram o controle do petroleiro comercial ;Morning Glory;, um navio sem Estado sequestrado no início do mês por três líbios armados", afirmou o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby em um comunicado.
[SAIBAMAIS]O presidente americano, Barack Obama, aprovou a operação, que aconteceu durante a madrugada "em águas internacionais, ao sudeste do Chipre". O navio de carga segue para um porto líbio com uma equipe de militares americanos a bordo. Os rebeldes líbios da região líbia de Cirenaica (leste) haviam carregado pelo menos 234 mil barris de petróleo para o "Morning Glory" no porto líbio de Al-Sedra.
Pyongyang negou na quarta-feira passada, no entanto, qualquer responsabilidade sobre o petroleiro, operado por uma empresa com sede no Egito, segundo a agência oficial de notícias da Coreia do Norte. As autoridades líbias apreenderam em um primeiro momento o petroleiro, que finalmente escapou de sua escolta na terça-feira da semana passada.