Belgrado - O partido conservador sérvio, no poder, obteve uma ampla vitória nas legislativas antecipadas deste domingo, com 50% dos votos, segundo estimativas divulgadas pelo CESID, um organismo independente que supervisiona as eleições.
"Parece que agora ficou mais claro que a lista do nosso partido terá maioria indiscutível", disse à imprensa o líder do Partido Sérvio do Progresso (SNS), e vice-primeiro-ministro em fim de mandato, Aleksandar Vucic.
"Este é o maior resultado desde 1990" obtido por um partido em eleições como estas, ressaltou Vucic, que deverá ser o novo chefe do governo sérvio.
Segundo estimativas, o SNS terá 160 dos 250 assentos do Parlamento, ou seja, uma maioria que lhe permite, se desejar, formar sozinho o novo governo.
Cerca de 6,7 milhões de eleitores foram convocados às urnas em um dia eleitoral que começou às 06h00 GMT (03h00 de Brasília) e terminou com o fechamento dos centros eleitorais às 19h00 GMT (16h00 de Brasília).
As eleições antecipadas foram realizadas dois anos antes do fim do mandato do atual parlamento que sai a pedido do SNS.
"Espero que a Sérvia continue sua luta contra a corrupção, que se esforce para fazer progredir a economia e que seja capaz de gerar empregos", declarou Vucic, de 44 anos, ao sair da seção eleitoral em que votou.