[COMPARACAO1]
Paris - Em Paris e seus arredores, uma medida inédita em quase duas décadas foi tomada como forma de combater os altos níveis de poluição atmosférica que atingem a cidade.
Num esforço para diminuir os níveis de partículas finas em suspensão que bateram um recorde histórico na capital francesa, as autoridades anunciaram, desde a última quinta-feira, a gratuidade temporária dos transportes públicos, como forma de incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa.
O rodízio de carros - que ocorrerá segundo o número da placa, par ou impar de acordo com o dia da semana - entrará em vigor em Paris e mais 22 cidades vizinhas a partir das 05H30 locais (01H30, horário de Brasília) de segunda-feira.
[SAIBAMAIS]Cerca de 700 policiais serão convocados para garantir que apenas veículos e motocicletas com matrículas que terminam em números impares transitem.
Os carros elétricos e híbridos estão isentos da proibição, assim como qualquer veículo que transporte um número mínimo de três passageiros.
Além disso, a prefeitura de Paris anunciou que o estacionamento será gratuito para os carros com números pares e incentivou o uso de caronas.
As autoridades decidirão na segunda-feira sobre a possível prolongação destas medidas, conforme os resultados obtidos.
O atual episódio de contaminação que afeta a capital francesa há quase uma semana se viu favorecido por condições climáticas anti-ciclônicas e a sucessão de noites frias e dias amenos que impedem a dispersão das partículas.