Jornal Correio Braziliense

Mundo

Destroyer da marinha americana faz manobras secretas no Mar Negro

'Eu não posso comentar sobre nossas próximas manobras, mas nós iremos aproveitar essa ocasião para efetuar exercícios de rotina com os aliados na região', anunciou o capitão da embarcação

Sófia - O USS Truxtun, destroyer lança-mísseis da marinha americana, deve continuar suas manobras no Mar Negro - anunciou o capitão da embarcação neste sábado (15/3).

Andrew Biehn falou à imprensa a bordo do navio que conta com 300 tripulantes e não quis dar mais detalhes sobre a natureza das manobras, o calendário da missão ou qual será o próximo porto de atracagem do navio, que deve deixar a cidade búlgara de Varna neste domingo.

"Eu não posso comentar sobre nossas próximas manobras, mas nós iremos aproveitar essa ocasião para efetuar exercícios de rotina com os aliados na região", informou.



[SAIBAMAIS]O USS Truxtun, que chegou na primeira quinzena de março ao Mar Negro, já efetuou manobras com forças navais búlgaras e romenas no nordeste de Varna no início da semana, a apenas algumas centenas de quilômetros de distância da Crimeia.

Segundo Andrew Biehn, estas manobras de rotina estavam previstas há muito tempo, muito antes da crise eclodir na península ucraniana.

As manobras realizadas pela embarcação norte-americana não preveem o uso de tiros com munições reais, afirmou o comandante.

Ainda que apresentada como não tendo relação com as tensões na Ucrânia, onde forças pró-Rússia tomaram o controle da Crimeia, a presença de um destroyer americano no Mar Negro representa um recado dirigido a Moscou.

A iniciativa ocorre alguns dias depois que o Pentágono garantiu aos aliados do centro e do leste europeu - preocupados com a crise entre Rússia e Ucrânia - o envio de caças F-15 suplementares para patrulhar o céu dos estados bálticos.

O USS Truxtun faz parte da força de ataque do porta-aviões George HW Bush, que pertence à 6; frota e que faz manobras no Mediterrâneo.

Um outro navio militar norte-americano, a fragata USS Taylor, também está no Mar Negro.