Cairo - O grupo armado jihadista mais ativo no Egito, Ansar Beit al-Maqdess, anunciou que um de seus fundadores, Tawfiq Mohamed Fareej, responsável por um ataque mortífero contra Israel em 2011, morreu acidentalmente na explosão de uma bomba.
O grupo, responsável pelos ataques dos últimos meses contra as forças de segurança egípcias, indicou que Tawfiq Mohamed Fareej faleceu na semana passada quando o explosivo que carregava foi ativado involuntariamente após um acidente de trânsito.
O grupo Ansar Beit al-Maqdess (Os Partidários de Jerusalém, em árabe) reivindicou os principais atentados dirigidos contra o exército e a polícia desde que o presidente islamita Mohamed Mursi foi destituído e preso pelo exército, em julho. Diz atuar em represália pela destituição de Mursi e pela repressão de seus partidários.
Fareej era um dos fundadores do grupo e dirigiu as operações durante um bombardeio transfronteiriço realizado no dia 18 de agosto de 2011, em Israel, no qual oito israelenses morreram, escreveu o grupo em um comunicado.