Jornal Correio Braziliense

Mundo

Forte tremor de 6,3 graus atinge litoral de ilha no sul do Japão

Epicentro do terremoto se encontra a 13 km ao norte da cidade de Kunisaki-shi, e a 82 km de profundidade

Tóquio - Um forte terremoto, de 6,3 graus de magnitude, foi registrado nesta quinta-feira (13/3) na ilha Kyushiu, no sul do Japão, deixando 17 pessoas feridas, mas sem causar alerta de tsunami - informaram as autoridades japonesas e a imprensa.

O epicentro do terremoto, que ocorreu às 17H06 GMT (14H06 Brasília), foi situado 13 km ao norte da cidade de Kunisaki-shi, e a 82 km de profundidade, indicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

[SAIBAMAIS]O centro de vigilância de tsunamis no Pacífico não emitiu alerta.



Segundo a rede de televisão estatal japonesa NHK, ao todo 17 pessoas sofreram ferimentos leves, a maior parte idosos, em cinco prefeituras do oeste e do sul (Hiroshima, Oita, Yamaguchi, Okayama e Kochi).

Especialistas da agência de meteorologia pediram vigilância para possíveis tremores nos próximos dias.

O terremoto teve grande impacto nas ilhas de Shikoku, Honshu e Kyushu, segundo a agência de notícias Kyodo, divulgando que nenhuma anomalia foi registrada nas centrais nucleares de Ikata, distrito de Ehime, e de Shimane.

Em março de 2011, mais de 18.000 pessoas morreram depois de um terremoto submarino de 9 graus de magnitude, que provocou um tsunami na costa nordeste do Japão, no pior desastre que atingiu o leste do país desde o final da Segunda Guerra Mundial.