Sófia - Os serviços de inteligência búlgara identificaram o portador do explosivo que causou a morte de cinco turistas israelenses e de um motorista de ônibus búlgaro em julho de 2012 em Burgas (leste), indicou neste domingo o jornal búlgaro Pressa. O terrorista também morreu no atentado.
"O terrorista é libanês", indicou o jornal, assinalando que os serviços de inteligência informaram a seus colegas americanos da CIA e israelenses do Mossad.
A porta-voz do ministério público Rumiana Arnaudova afirmou à AFP que a investigação sobre este atentado foi prolongada até 22 de junho, mas negou-se a comentar a informação publicada.
[SAIBAMAIS]
O procurador-geral da Bulgária indicou em 20 de fevereiro que um participante direto no ataque havia sido identificado, sem dar mais detalhes.
O ministério búlgaro do Interior revelou em julho de 2013 a identidade dos dois supostos cúmplices, ambos de origem libanesa, e vinculados ao braço armado do movimento xiita libanês Hezbollah.
Leia mais notícias em Mundo
O canadense Hassan el Hajj Hasan seria quem ativou à distância a bomba depositada pela pessoa agora supostamente identificada no porta-mala de um ônibus de turistas israelenses. Por sua parte, o australiano Meliad Ferah teria montado a bomba, que também deixou 35 feridos.