Jornal Correio Braziliense

Mundo

Iraque diz que Arábia Saudita é o principal apoio do terrorismo no mundo

"Atacam o Iraque através da Síria e, de maneira direta, declaram guerra ao Iraque", denunciou o primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki

Bagdá - O primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki afirmou que a Arábia Saudita é o principal apoio do terrorismo internacional e que, junto com o Catar, desestabiliza o Iraque ao dar apoio a grupos insurgentes.

Maliki criticou "a perigosa escolha de Riad em apoiar o terrorismo no mundo", em países como a Síria, Iraque, Líbano, Egito e Líbia, além de países fora do mundo árabe. Ele foi enfático em relação a Arábia Saudita e o Catar.

"Atacam o Iraque através da Síria e, de maneira direta, declaram guerra ao Iraque", denunciou Maliki em entrevista ao canal France 24, em um ataque direto pouco usual contra as potências sunitas do Golfo.

[SAIBAMAIS]

Isso significa declarar guerra a seu país, declarou o primeiro-ministro iraquiano na entrevista difundida neste sábado. "Esses dois países são os principais responsáveis pela violência comunidades, pelo terrorismo e pela crise de segurança no Iraque", acrescentou.

Para Maliki, que é de confissão xiita, as acusações segundo as quais seu governo marginaliza a minoria sunita iraquiana são alimentadas por "pessoas sectárias relacionadas com agendas estrangeiras, com uma incitação saudita e catariano".

Leia mais notícias em Mundo

Acrescentou que os dois países fornecem apoio político, financeiro e midiático aos insurgentes, e os acusou de "comprar armas para essas organizações terroristas".