Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chanceleres da Unasul vão debater crise da Venezuela na próxima semana

No encontro, o governo da Venezuela vai expor sua análise sobre as causas da crise no país, que tem enfrentado protestos violentos

Chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) vai se reunir na próxima quarta-feira (12), em Santiago, para debater a situação da Venezuela. A informação foi confirmada pelo chanceler venezuelano, Elías Jaua.

"Recebemos a informação que a presidência temporária da União de Nações Sul-Americanas de que há consenso para a reunião de chanceleres em Santiago, no Chile, na próxima quarta-feira (12)", disse Jaua em entrevista ao canal Telesur.

O chanceler acrescentou que, no encontro, o governo da Venezuela vai expor sua análise sobre as causas da crise no país, que tem enfrentado protestos violentos. O governo classifica a situação de ;uma nova agressão contra a democracia venezuelana;.



Jaua disse que a Venezuela está disposta a trabalhar com a Unasul e aprofundar o diálogo com os venezuelanos para ;conseguir a estabilidade política;.

O chanceler defende que a Unasul seja o ambiente para debater a crise e questiona a participação da Organização dos Estados Americanos (OEA) no diálogo.

O encontro dos chanceleres ocorrerá um dia após encontro dos presidentes dos países-membros do bloco, também em Santiago, que irão acompanhar a posse da nova presidenta do país, Michelle Bachelet.