Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tiroteio no nordeste de Bagdá deixa pelo menos oito pessoas mortas

Há dois meses, os combatentes antigovernamentais, entre eles os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante, controlam Fallujah e setores de Ramadi

Bagdá - Um tiroteio no nordeste de Bagdá e um bombardeio em Fallujah, há mais de dois meses fora do controle das autoridades centrais, deixaram nesta sexta-feira (7/3) oito mortos no Iraque, informaram fontes médicas e de segurança.

[SAIBAMAIS]Em Fallujah, seis pessoas morreram e 17 ficaram feridas em um bombardeio, afirmou um médico. Até o momento não se sabe de onde procedem os tiros, que atingem quatro setores, declarou uma testemunha. Há dois meses, os combatentes antigovernamentais, entre eles os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL), controlam Fallujah e setores de Ramadi, respectivamente a 60 e 100 km a oeste de Bagdá, na província de maioria sunita de Al-Anbar, fronteiriça com a Síria.



Segundo a ONU, os combates nesta província provocaram o êxodo de mais de 380.000 pessoas, o maior no Iraque desde a violência sectária de sete anos atrás. Em Saadiya, a 150 km da capital, homens armados atacaram um conselheiro municipal e outra pessoa, informaram a polícia e um médico. Mais de 1.800 pessoas morreram no país em atos violentos desde o início do ano, segundo um balanço da AFP elaborado com fontes médicas e dos serviços de segurança.