Beirute - Uma negociadora afirmou nesta quinta-feira (6/3) que perdeu o contato com as 13 freiras e três auxiliares sequestradas na Síria em dezembro em Maalula, ao norte de Damasco, por jihadistas da Frente Al-Nosra. "Estava em contato regularmente com elas, mas desde ontem perdemos. É muito provável que tenham sido transferidas para uma região entre Yabrud e a fronteira libanesa", declarou a negociadora, que pediu anonimato.
Segundo ela, as vítimas são 13 freiras e três auxiliares sírias e libanesas. O Exército sírio executa, com a ajuda de combatentes do Hezbollah xiita libanês, uma ofensiva de grande envergadura para tomar o controle de Yabrud, último reduto rebelde na região montanhosa de Qalamun, perto da fronteira libanesa.
Em dezembro, as religiosas ortodoxas foram sequestradas no convento da cidade de Maalula, conquistada pelos rebeldes, e levadas para a região de Yabrud, mais ao norte. Segundo a negociadora, estão em poder da Frente Al-Nosra, dirigida nesta região por Abu Malek al-Koweiti.