Seul - A Coreia do Norte fez nesta terça-feira uma série de disparos ao mar com lança-foguetes, em uma manobra destinada, aparentemente, a responder aos exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul, informaram as autoridades sul-coreanas.
[SAIBAMAIS]Pouco antes do meio-dia, a Coreia do Norte fez três disparos com um lança-foguetes múltiplo (LRM) do porto oriental de Wonsan, na direção do mar do Japão, acrescentou o Ministério da Defesa. Os projéteis percorreram cerca de 55 quilômetros.
Leia mais notícias em Mundo
À tarde, outros quatro disparos foram realizados, desta vez, com 155 km de alcance. "A Coreia do Norte quer demonstrar sua força, em meio às manobras conjuntas", acrescentou o porta-voz do Ministério sul-coreano, Kim Min-seok.
Seul considera perigosos os disparos de foguetes, porque os projéteis podem alcançar locais estratégicos, além da fronteira. Na semana passada e na última segunda-feira, Pyongyang disparou vários mísseis com alcance entre 300 km e 800 km. Esses lançamentos violam as resoluções da ONU, que proíbem o disparo de mísseis balísticos, denuncia Washington.