Jornal Correio Braziliense

Mundo

Representante da UE se reúne com chanceler russo para tratar da Ucrânia

"Tivemos uma discussão útil que durou mais de uma hora", limitou-se a dizer Catherine Ashton, alta representante de Política Externa e Segurança da União Europeia


Madri - A alta representante de Política Externa e Segurança da União Europeia (UE), Catherine Ashton, reuniu-se nesta terça-feira em Madri com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, para tratar da crise na Ucrânia, informou uma fonte europeia, acrescentando que a discussão foi considerada "útil".

[SAIBAMAIS]"Tivemos uma discussão útil que durou mais de uma hora", limitou-se a dizer Catherine Ashton, citada por uma fonte europeia em Madri, ao término desse encontro na residência do embaixador da Rússia na Espanha.

Depois disso, o ministro russo se reuniu com o chefe do governo espanhol, o conservador Mariano Rajoy, e deve ser recebido pelo rei Juan Carlos no final da tarde. Lavrov deve se encontrar nesta quarta com seu homólogo espanhol, José Manuel García-Margallo, antes de deixar Madri.

Na última segunda-feira, em Bruxelas, o chefe da diplomacia espanhola convocou União Europeia e Rússia a substituir "a lógica da confrontação pela lógica da cooperação e do diálogo", para encontrar uma solução para a crise da Ucrânia.

Leia mais notícias em Mundo

A UE pediu à Rússia, na segunda, que diminua a tensão na Ucrânia até a próxima quinta, ameaçando impor sanções, se as tropas de Moscou não se retirarem da península ucraniana da Crimeia.

Nesta terça, o presidente russo, Vladimir Putin, saiu de seu silêncio e negou o envolvimento de Moscou na Ucrânia. Putin também denunciou um "golpe de Estado" contra seu "único presidente legítimo", Viktor Yanukovytch.