Beirute - Helicópteros do regime sírio lançaram nesta terça-feira (4/3) barris repletos de explosivos perto do reduto rebelde de Yabrud, três semanas depois do início de uma ofensiva contra esta zona estratégica ao norte de Damasco, informou uma ONG.
Na segunda-feira, ao menos 15 rebeldes morreram em combates nesta região próxima à fronteira libanesa, afirmou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
O regime anunciou na segunda-feira que havia recuperado a região de Sahel, às portas de Yabrud. Mas, segundo o OSDH, que conta com uma rede de fontes civis, médicas e militares, só ganhou espaço em alguns setores da cidade.
Yabrud está na região montanhosa de Qalamun, na estrada que vai de Damasco a Homs, a terceira cidade mais importante da Síria.
"O exército está prestes a atacar Yabrud, o maior e último reduto dos terroristas na região de Qalamun, tomando o controle das colinas estratégicas que cercam a cidade", publicou nesta terça-feira o jornal Al-Watan, próximo ao governo sírio.
Mais de 140.000 pessoas morreram e milhares fugiram de suas casas devido à guerra sangrenta que atinge a Síria desde março de 2011.