Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o retorno as suas bases das tropas russas que participavam de manobras desde a semana passada, anunciou nesta terça-feira (4/3) o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov.
"O comandante-em-chefe das forças armadas russas, o presidente russo Vladimir Putin, deu a ordem do retorno as suas bases das tropas e unidades que participavam de exercícios militares", declarou Peskov, citado pelas agências rusas.
Putin ordenou as manobras na última quarta-feira com o objetivo de comprovar a aptidão para o combate das tropas dos distritos militares do Oeste - um amplo território na fronteira com Ucrânia, Belarus, Estados Bálticos, Finlândia e Ártico - e do Centro. Os exercícios estavam planejados até 3 de março e mobilizavam 150.000 soldados.
O ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, informou que a operação "não estava relacionada aos acontecimentos na Ucrânia".
Não estava previsto que as manobras ocorressem fora das fronteiras russas, como na Crimeia, uma república autônoma da Ucrânia que constitui o centro da escalada de tensão entre Moscou e as novas autoridades de Kiev desde a destituição do presidente ucraniano Viktor Yanukovytch.
Desde o retorno de Putin ao Kremlin, em 2012, ocorreram vários exercícios deste tipo. O último foi realizado em julho passado e envolveu as tropas do Extremo Oriente russo.