Madri - Um grupo de 32 imigrantes clandestinos foi resgatado neste domingo pela Guarda Civil quando tentava chegar ao enclave norte-africano espanhol de Melilla em meio a um "severo estado do mar", informou a delegação do governo em Melilla. O barco inflável em que viajavam foi localizado por volta das 6h30 locais (2h30 de Brasília) e socorrido por uma lancha da Guarda Civil.
[SAIBAMAIS]Contudo, "o resgate da embarcação foi difícil e arriscado pela reação dos imigrantes", que ao ver os agentes chegarem "agiram de forma violenta e tentaram subir em grupo na zodiac da Guarda Civil, provocando uma situação de pânico na qual 6 deles caíram na água", segundo a mesma fonte. Todos eles vestiam coletes salva-vidas e puderam ser resgatados pelo agentes.
Os imigrantes foram conduzidos ao Centro de Permanência Temporária de Imigrantes, com exceção de cinco deles, que foram levados ao hospital com "sintomas de hipotermia leve" e do que parece ser o chefe do barco, que foi detido, depois de tentar atacar o barco dos agentes com uma faca.
Nas últimas semanas, a pressão migratória se acentuou sobre Melilla, a única fronteira terrestre entre a África e a União Europeia junto com Ceuta, outro enclave espanhol na margem marroquina do estreito de Gibraltar.