Nova York - O Conselho de Segurança da ONU se reunirá neste sábado (1;/3) para uma segunda rodada de consultas em 24 horas sobre a tensão crescente na Ucrânia, disseram funcionários da organização internacional.
A reunião, da qual participarão os 15 embaixadores dos países que integram o Conselho, acontecerá às 19h GMT.
O embaixador britânico na ONU, Mark Lyall Grant, publicou no Twitter que o encontro foi solicitado por Londres.
[SAIBAMAIS]Após uma reunião do Conselho nesta sexta-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ordenou a seu enviado Robert Serry, em visita a Kiev, que se desloque até a Crimeia para tentar mediar o conflito.
Serry anunciou hoje o cancelamento da missão à Crimeia, devido à tensão naquela região.
A pedido do presidente russo, Vladimir Putin, o uso da força na Ucrânia foi aprovado neste sábado pelo Conselho da Federação em Moscou, quando se agrava a situação na Crimeia, região que pertenceu à União Soviética e se incorporou à Ucrânia em 1954.
Os Estados Unidos pediram a Moscou que retirem o reforço de tropas enviado à Crimeia, e citaram o respeito à soberania e integridade territorial ucraniana.
Segundo um diplomata do Conselho, nestas circunstâncias, será "extremamente difícil definir uma posição comum" no órgão entre ocidentais e russos, e o Conselho poderia não divulgar nenhuma declaração após o encontro.