Jornal Correio Braziliense

Mundo

Oposição síria acredita em solução negociada apesar do fracasso de Genebra

A conferência de Genebra começou em 22 de janeiro na cidade suíça e as negociações entre Damasco e a oposição prosseguiram até fevereiro, mas sem resultados

Berlim - O primeiro-ministro do governo de transição da oposição síria, Ahmed Tomah, declarou nesta quinta-feira (27/2) que ainda acredita em uma solução negociada para pacificar o país, apesar do fracasso recente das negociações de Genebra.

[SAIBAMAIS]"Apesar de tudo, ainda acredito em uma solução negociada e espero que a comunidade internacional no futuro exerça mais pressão sobre o regime sírio", disse Tomah à imprensa em Berlim. A conferência de Genebra começou em 22 de janeiro na cidade suíça e as negociações entre Damasco e a oposição prosseguiram até 15 de fevereiro, mas sem resultados. Tomah se reuniu na quarta-feira, ao lado de vários integrantes do governo de transição opositor, com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e considera que Berlim pode contribuir para encontrar uma solução ao país.



O ministro da Economia e das Finanças do governo de transição da oposição síria, Abrahim Miro, recordou que a Alemanha criou um fundo com os Emirados Árabes Unidos para financiar os projetos para ajudar a reconstruir as zonas controladas pela oposição moderada. "Esperamos a adesão da França e do Reino Unido ao fundo", completou. Tomah confirmou a detenção de familiares de opositores que compareceram à conferência de paz de Genebra.