Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chefe de conselho talibã é assassinado em zona tribal do Paquistão

Há uma semana, a aviação paquistanesa bombardeia os redutos dos guerrilheiros nas zonas tribais do noroeste do país

Miranshah - O chefe do conselho central dos talibãs paquistaneses foi assassinado nesta segunda-feira (24/2) por desconhecidos armados no Waziristão do Norte, epicentro do movimento jihadista no noroeste do Paquistão.

A morte de Asmatulah Shaheen, personalidade da rebelião islamita armada, ocorre uma semana depois da suspensão das conversações de paz entre o governo de Islamabad e os insurgentes, destinadas a por fim a sete anos de conflito no país.



Há uma semana, a aviação paquistanesa bombardeia os redutos dos guerrilheiros nas zonas tribais do noroeste, e os rebeldes realizam vários atentados o que alimenta o ceticismo sobre a possibilidade de um cessar-fogo ou de um acordo de paz.

Shaheen, de 45 anos, era o presidente da "shura", o conselho central, doc Tehree e Talibã Paquistão (TTP), um conjunto de grupos islamitas armados. Ele e três de seus colaboradores foram mortos por homens armados que abriram fogo contra seu carro na aldeia de Dargah Mandi, em Miranshah, capital do Waziristão do Norte.