Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente interino da Ucrânia quer se aproximar da União Europeia

Eleito presidente interino pelo parlamento até as eleições de 25 de maio, Oleksander Turchinov define como prioridade a aproximação com o bloco continental. Instabilidade econômica e política preocupa países da região e os Estados Unidos


Em sua primeira declaração, Turchinov foi claro: aceita conversar com a Rússia, mas a prioridade é ;é retornar ao caminho da integração europeia;. ;Estamos prontos para o diálogo com a Rússia se houver respeito pela opção europeia da Ucrânia, que espero ver confirmada nas eleições;, disse, referindo-se ao pleito marcado para 25 de maio.

Vice-líder do partido Pátria, Turchinov, 49 anos, é braço direito de Yulia Tyimoshenko, que convocou os protestos contra o presidente deposto depois que ele se recusou a assinar um acordo com a UE e optar por uma aliança com a Rússia. A ex-magnata do gás e ex-primeira-ministra foi sentenciada, em 2011, a sete anos de prisão por ter usado, anos antes, o cargo que ocupara para lucrar com a venda do combustível. No sábado, o parlamento votou sua libertação, e ela sinalizou que pode concorrer à Presidência.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.