Jornal Correio Braziliense

Mundo

Propostas de paz de Kerry são inaceitáveis, segundo fonte palestina

"A parte palestina não pode aceitar as ideias propostas como base de um acordo com Israel, porque não levam em conta os direitos legítimos do povo palestino", declarou a fonte

As ideias apresentadas nesta semana pelo secretário americano de Estado, John Kerry, ao presidente palestino Mahmud Abbas em Paris são inaceitáveis e não podem servir de base a um acordo com Israel, afirmou nesta sexta-feira (21/2) à AFP uma autoridade palestina.

"Kerry apresentou ao presidente Abbas uma série de ideias e propostas que ainda estão em fase de debate, durante os encontros em Paris", na quarta e quinta-feira, declarou a fonte, que pediu o anonimato.

"A parte palestina não pode aceitar as ideias propostas como base de um acordo com Israel, porque não levam em conta os direitos legítimos do povo palestino", declarou.

"A posição palestina expressada a Kerry é que as ideias propostas, em particular a exigência de um reconhecimento do judaísmo do Estado de Israel como Estado nação judeu, são inaceitáveis", ressaltou este funcionário, que também considera vagas as ideias sobre Jerusalém Oriental.

[SAIBAMAIS]Abbas "reiterou a posição palestina e sua visão de uma solução baseada nas resoluções da ONU, das instâncias diretivas palestinas e da Liga Árabe", disse.

O Departamento de Estado americano classificou na quinta-feira de construtivas as reuniões entre Kerry e Abbas em Paris e declarou que "concordaram em permanecer em estreito contato por telefone e através de suas equipes em terra nos próximos dias e nas próximas semanas".

Em sua última viagem ao Oriente Médio em janeiro, Kerry apresentou às duas partes um projeto de acordo com as linhas gerais de uma solução definitiva sobre os temas do status final, ou seja, as fronteiras, as colônias, a segurança, Jerusalém e os refugiados palestinos.