Robert Mugabe, no poder no Zimbábue desde a independência, celebrou seu 90; aniversário nesta sexta-feira (21/2) em Cingapura, onde recebe um tratamento médico que reavivou as suspeitas sobre sua saúde.
Embora os conselheiros de Mugabe insistam que ele está bem, sua ausência do país que governa por quase 34 anos no dia de seu aniversário - supostamente para uma cirurgia nos olhos - provocou especulações.
Seu retorno ao Zimbábue não é esperado até pouco antes da celebração de seu aniversário em um estádio no domingo, que aparentemente custará cerca de um milhão de dólares.
Enquanto isso, dezenas de empresas estatais, ministérios e partidários demonstraram seu apoio a ele nesta sexta-feira, com mais de 20 páginas de anúncios no jornal estatal The Herald.
Há muito tempo correm rumores de que o homem que tomou o poder em 1980, depois de obter a independência da Grã-Bretanha, está gravemente doente. Ele tentou colocar fim a estas especulações em uma entrevista transmitida pela televisão na quinta-feira, mas filmada com antecedência.
"Como vocês podem ver, (eu) ainda gozo de boa saúde", declarou à ZBC, reconhecendo, no entanto, que "o joelho esquerdo está começando a me dar problemas".
Nos últimos cinco anos fez várias viagens a Cingapura para se submeter a exames médicos.
Durante o tempo em que está no poder, Mugabe evitou cuidadosamente nomear um sucessor e frequentemente atuou contra os que, como o herói da independência Joshua Nkomo, ameaçaram ofuscá-lo.