O Reino Unido e o Irã retomaram oficialmente nesta quinta-feira (20/2) suas relações diplomáticas diretas, indicaram as duas partes. As relações diplomáticas diretas entre os dois países haviam sido rompidas em novembro de 2011 após o ataque a embaixada britânica em Teerã.
"As relações entre a Grã-Bretanha e o Irã foram retomadas em nível de encarregados não residentes", indicou o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Mayid Tajt-Ravanshi, à agência Isna.
"Trata-se de um novo passo no processo gradual para normalizar nossa relação bilateral com o Irã", declarou um porta-voz do Ministério britânico das Relações Exteriores.
Em novembro de 2011, o Reino Unido precisou retirar seus diplomatas e fechar sua embaixada em Teerã, diante do assédio de centenas de manifestantes. A revolta contra o governo britânico na capital iraniana foi desencadeada pelo anúncio de novas sanções de Londres contra a República Islâmica por causa de seu programa nuclear.
A embaixada do Irã em Londres também foi fechada, mesmo que os dois países não tenham rompido oficialmente suas relações. Omã representava os interesses iranianos no Reino Unido e a Suécia, os britânicos no Irã.