Cidade do Vaticano - O papa Francisco pediu nesta quinta-feira (20/2) que os cardeais convocados em consistório façam com que os fiéis redescubram os valores da família, que, segundo ele, é desprezada, maltratada e que continua sendo "a célula fundamental da sociedade humana".
[SAIBAMAIS]Depois de três dias de um "G8" dos assessores do papa Francisco sobre as reformas na Igreja católica, os cardeais do mundo inteiro se reuniram nesta quinta-feira na sala do sínodo do Vaticano. Estes religiosos realizarão várias sessões de 10 horas até sexta-feira sobre o tema da pastoral familiar, diante das delicadas evoluções na sociedade (divórcios frequentes, contracepção generalizada, convivência fora do casamento, casais homossexuais).
"A família é atualmente desprezada, maltratada, e o que nos pedem é que reconheçamos como é bonito, verdadeiro e bom formar uma família, ser uma família atualmente, que é indispensável para o futuro da humanidade. Pedem-nos que coloquemos em evidência o luminoso plano de Deus sobre a família", afirmou o papa Francisco. Este consistório é a primeira grande cúpula da Igreja católica desde o conclave que elegeu Francisco no dia 13 de março de 2013 para substituir Bento XVI.