Bangui - Intensos tiroteios de armas automáticas e explosões de foguetes e granadas foram ouvidos nesta quarta-feira (19/2) nos arredores do aeroporto de Bangui, onde os manifestantes levantaram barricadas contra as forças internacionais, constatou um jornalista da AFP. Os soldados franceses que protegem a entrada principal da zona aeroportuária responderam ao ataque, e a troca de disparos causou pânico nos moradores dos bairros vizinhos.
Pequenos grupos de manifestantes que protestam devido às operações da força francesa Sangaris contra os milicianos anti-balaka levantaram barricadas no principal eixo que conduz ao aeroporto. A poucos centenas de metros da entrada do aeroporto, 200 ou 300 homens jovens denunciaram energicamente a açao das forças francesa (Sangaris) e africana (Misca), assim como a política das autoridades de transição.
A luta contar os antibalaka - forças majoritariamente cristãs acusadas de perseguir os muçulmanos - é uma das prioridades das forças internacionais. A presidente de transição centro-africana, Catherine Samba Panza, também prometeu guerrear contra elas.