Jornal Correio Braziliense

Mundo

'Qualquer ação externa precisa ser cautelosa', diz FHC sobre a Venezuela

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu esforços de apaziguamento entre a oposição e o governo de Nicolás Maduro



[SAIBAMAIS]De que forma o senhor examina a crise política na Venezuela e a decisão do Mercosul de dar respaldo a Maduro?
Não tenho suficientes informações para avaliar a profundidade da crise política. Parece claro, isso sim, que há descontrole econômico que gera instabilidade social e, eventualmente, política. O senhor acredita que há violações de direitos humanos e atropelo das cláusulas democráticas na Venezuela, ante a repressão exercida
pelo governo?Pela leitura do noticiário, parece que sim. Mas qualquer ação externa precisa ser cautelosa para não agravar mais uma situação já delicada.

Qual seria a saída para a crise venezuelana, na sua opinião?
Tampouco tenho informações que me permitam avaliar quais seriam as saídas. De qualquer maneira, é preciso um esforço de apaziguamento, de lado a lado, posto que situações de força são estranhas às democracias. Assim como é importante que as oposições se entendam quanto a métodos de luta e objetivos, no pressuposto de que as regras estatuídas devem ser preservadas, desde que sejam constitucionais e democráticas.