Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, acredita que as negociações de Genebra, entre o governo e a oposição síria, são a única forma de chegar a uma solução para o conflito - anunciou nesta terça-feira (18/2) seu porta-voz.
Apesar do fracasso da segunda rodada de conversas, Ban "está convencido de que Genebra II é o caminho a se seguir, e espera que ambas as partes reflitam e voltem o mais rápido possível" à mesa de negociações, informou Martin Nesirky.
[SAIBAMAIS]O porta-voz minimizou o fato das conversas terem sido suspensas, tendo em conta que se trata de "um processo que levará tempo". Ban "está decidido a seguir em frente, assim como (Lakhdar) Brahimi", referindo-se ao mediador da ONU.
Brahimi decidiu pedir um intervalo nas negociações no sábado, pela falta de progressos, mas não determinou uma data para o retorno do diálogo.
Nesirky garantiu que "Brahimi irá a Nova York em algum momento" para prestar contas a Ban e ao Conselho de Segurança sobre a Conferência de Genebra, mas não deu mais detalhes a respeito.
Leia mais notícias em Mundo
A guerra civil síria, que começou em março de 2011 como uma revolta popular contra o governo de Bashar al-Assad, já deixou mais de 100.000 mortos e centenas de milhares de refugiados.