Jornal Correio Braziliense

Mundo

Matteo Renzi inicia consultas para formar coalizão governamental na Itália

"A lista de ministros ficará pronta na sexta", antecipou um dos colaboradores mais próximos de Renzi

Roma - O líder de centro-esquerda Matteo Renzi iniciou nesta terça-feira (18/2) consultas com outros partidos para formar o mais rápido possível um governo de coalizão capaz de responder aos desafios de uma Itália que pede mais emprego, menos burocracia e menos impostos.

"A lista de ministros ficará pronta na sexta", antecipou um dos colaboradores mais próximos de Renzi, o atual ministro para Assuntos Regionais, Graziano Delrio.

[SAIBAMAIS]Renzi, 39 anos, prometeu na segunda-feira reformar a Itália "com toda a sua energia e entusiasmo", depois de receber do presidente Giorgio Napolitano a tarefa de formar um novo Governo, com o qual se converterá no primeiro-ministro mais jovem da União Europeia.

Leia mais notícias em Mundo

"Vou colocar toda a energia e entusiasmo que tenho" para realizar uma série de reformas, declarou depois de se reunir com Napolitano, mencionando, entre outras áreas, a Constituição, o sistema trabalhista e administrativo e o Tesouro.

O jovem líder de centro-esquerda tem dificuldades para fechar sua equipe de ministros devido às reticências de seus aliados de direita e de seus amigos de esquerda.

Em uma breve declaração à imprensa, Renzi advertiu que vai levar o tempo que for necessário para consultar seus aliados e ressaltou que sua prioridade será fixar "o conteúdo e o programa" de seu governo, que planeja que dure até 2018.

Quando tiver formado seu governo, Renzi deverá comparecer ao Parlamento para receber um voto de confiança.